Arquivo do blog

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

SÓLIDOS GEOMÉTRICOS

No curso de Física na UEFS, observo meus colegas e percebo que diante de tantas equações diferenciais, derivadas e integrais, um dos maiores problemas enfrentados por eles nestes cálculos é na compreensão dos sólidos geométricos. Muitos se atrapalham em diferenciar cilindro de esfera, tornando um problema no entendimento de alguns conteúdos de Física que envolvem cálculos das mais variadas superfícies e volumes dessas figuras geométricas espaciais.
Se na universidade tornam-se problemas, imaginemos na educação básica?
Dou aulas de Matemática para as turmas de 5ª séries do Ensino Fundamental e, explicando sobre as formas e dimensões, percebi que meus alunos também tinham dificuldades em compreender e diferenciar as formas e dimensões dos objetos. Diante desta problemática, solicitei para que eles criassem uma maquete com alguns sólidos geométricos espaciais tridimensionais. Como esperado, alguns alunos tinham dificuldades em compreender o verdadeiro significado de uma figura tridimensional, conseguindo reproduzi-las apenas no espaço bidimensional.
Mesmo assim, três alunas me surpreenderam com uma maquete espetacular que dentre as figuras espaciais, representaram uma pirâmide octogonal perfeitamente com seus oito lados.
Confira as fotos:




Nenhum comentário: