Arquivo do blog

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Trabalho cansa!?

Na Física, para que exista trabalho é necessário a atuação de uma força que provoque um deslocamento. No dia-a-dia, estamos sempre nos movimentando para um lado e para outro, fazendo esforços, realizando trabalho. Existem trabalhos que são mais cansativos outros menos cansativos, dependendo do esforço (força) que fazemos e da distância que elevamos ou deslocamos objetos ou até o nosso próprio corpo. A variação da energia cinética é a quantidade de trabalho que teve que ser realizado sobre um objeto para que modificasse sua velocidade. 
Bem se trabalho é  variação de energia, uma pessoa gasta mais calorias subindo uma escada correndo ou devagar?
Respondendo ao questionamento, o trabalho externo sempre será o mesmo, no entanto quando corremos o nosso coração palpita mais depressa, a energia que é fornecida pelos alimentos e consumida na realização das atividades físicas, são convertidas em energia mecânica (movimento) e energia térmica (que é dissipada em forma de calor pelo suor da pele). Daí entramos num novo conceito Físico chamado potência e rendimento. 
Temos então a potência útil, que é a potência utilizada para o nosso movimento e a potência dissipada, que é a potência "inutilizada" ou perdida em forma de calor devido ao metabolismo do nosso organismo. O rendimento do nosso corpo nas atividades diárias pode ser obtido calculando o produto da potência útil pela potência dissipada.

Nenhum comentário: