Arquivo do blog

terça-feira, 5 de abril de 2011

A EDUCAÇÃO VAI BEM PRA QUEM?


Estou neste momento de frente ao computador tentando expressar meus sentimentos diante das exaustivas aulas dadas hoje. É complicado nós professores comprometidos com a educação dos nossos alunos nos depararmos com vergonhosas condições que o estado nos impõe. É complicado também percebermos que nossos alunos não estão  preocupados com sua formação.
Chegamos numa situação em que uma simples conta de dividir tornou algo "cavernoso" para os estudantes do Ensino Médio. As violentas discussões entre alunos e alunos e entre alunos e professores é algo que virou rotina na vida escolar. Tudo é motivo de partir para a briga corporal, para os palavrões e desrespeito com os colegas, professores e funcionários da escola.
Agora me pergunto: "a educação vai bem pra quem?". Professor ganha mal, alunos não se interessam em aprender, ninguém respeita ninguém... Acredito que a educação está indo bem sim para a mídia, para os políticos os quais não sentem lástima diante de tal situação. Estão preocupados simplesmente na imagem do governo. Estão reocupados no quantitativo e não no qualitativo. 
Percebemos a necessidade de rever e recriar um modo novo de educar. É necessário buscar soluções nas quais venham valorizar mais a família, projetos sociais objetivando retirar os nossos estudantes do mundo das drogas que estão tomando conta de nossa cidade e de nosso país. Para que a educação seja realmente valorizada, temos que primeiro valorizar a vida humana. Oferecer condições dignas de viver, elemento essencial à valorização social do ser humano.


Um comentário:

Prof. Alex Leão disse...

Professor,
Essa é a realidade que nos rodeia dia-dia, passo por constantes situações como esta que descreve, como uma simples operação gera tantos conflitos e nós professores somos o principal alvo.