Arquivo do blog

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

A utilização de vídeos como ferramenta de contextualização

A utilização de vídeos na sala de aula é uma ferramenta didática de fundamental importância no processo de ensino e aprendizagem. Muitos assuntos abordados por disciplinas tornam-se muito abstratos se trabalhados apenas com aulas expositivas, sendo necessário contextualizá-lo com um vídeo curto abordando tal tema ou um filme que traga informações extras para os alunos e os ajude no processo de compreensão do conteúdo fazendo com que eles tenham uma aprendizagem mais significativa.

Nas aulas de Física, por exemplo, a utilização de vídeos e experimentos de baixo custo"caem" muito bem para a compreensão dos fenômenos e leis Físicas abordadas. Quanto a utilização de filmes, para que consigamos alcançar os objetivos é necessário primeiramente planejar e preparar o aluno pra tal. O que vemos na prática é que na maioria das vezes, esse recurso é utilizado como um "tapa buraco". O professor falta e a direção da escola passa um filme para substituir sua aula.  Quando outros professores mais comprometidos e com planejamentos vão trabalhar com algum filme, a impressão que os alunos têm e e muitos estornam este sentimento (e eu não os tiro da razão) é que "o professor está enrolando", "não quer dar aula e fica passando vídeo".

Hoje a escola possui vários recursos midiaticos como a TV pendrive,dvd, datashow, computador dentre outros, no entanto surgem outros problemas do tipo técnico. Na escola onde trabalho, por exemplo, se nós professores não nos mobilizássemos para instalar as TV's na sala, estariam até hoje dentro das caixas.

Pelo motivo dos professores, alunos e funcionários não terem cuidado e não saberem manusear os aparelhos, eles rapidamente ficam com defeito. As pilhas dos controles somem, falta extensão, "T"..., as TV's pendrive rapidamente são destruídas pelos próprios alunos. Eles arrancam botões e tomadas com seus instintos de destruição.

Percebo que, nem só por parte dos alunos, como também dos professores, é necessário ter consciência do que está praticando na escola. Educar os alunos é dever não só da escola como também da família. Zelar do patrimônio público é dever de todos.

Quanto a utilização de vídeos na sala de aula, creio que com um planejamento adequado e com frequentes avaliações do nosso trabalho a fim de observarmos  nossos avanços e falhas cometidas a fim de corrigirmos eventuais erros, podemos melhorar e muito a qualidade da educação, inserindo uma "nova" ferramenta que tem a possibilidade de "tapar os buracos" não no sentido de substituir um professor faltoso, mas de concretizar o aprendizado de determinado assunto.

Nenhum comentário: